NOTÍCIAS

Confira as notícias DA ADM-RS
MISSÃO A ALEMANHA 2018

MISSÃO A ALEMANHA 2018


ADM-RS – Associação dos Profissionais e Empresas de Administração do RS e DEULA de Niemburg/Alemanha e DEULA Brasil firmaram um Protocolo em maio de 2017 para viabilizar sua primeira missão a Alemanha.

A ADMRS tem por finalidade a representação, o desenvolvimento sócio - cultural e o fomento ao conhecimento. Nesse sentido recebeu do nosso Consultor Internacional ex-presidente do CRA-RS Adm. Valter Lemos uma proposta para realização de uma importante Missão a Alemanha a qual possibilitaria uma excelente oportunidade para promover o intercâmbio profissional aos que trabalham nos setores privado, público, ensino e no agronegócio, além de conhecer avanços em diferentes áreas, tecnológicos, de cultura e de negócios.

A ADMRS, após analisar a proposta, visualizou a oportunidade de concretizar esta missão, almejando proporcionar aos empresários, administradores, professores de administração e gestores públicos uma viagem relevante e rica em termos de conhecimentos, inovações tecnológicas e num contexto diferenciado culturalmente. Esta primeira Missão obteve êxito, tanto nos debates, visitas técnicas e na Feira de Hannover. Ou seja, como bem diz o criador dessa Missão será um verdadeiro TOUR DO CONHECIMENTO.

Fez parte da delegação, o Diretor da Deula Brasil localizada em Ijuí, o Adm. Erlo Adolfo Endruweit, que foi incansável, como tradutor, guia, indicações de eventos e, nas orientações que forneceu ao grupo para que os participantes se sentissem seguros junto a DEULA – Alemanha. A empresa contratada para a Organização dessa Missão foi a RRPP Eventos sob a coordenação da RP Jane Carvalho de larga experiência em missões internacionais e, também, contamos com a prestigiosa Agência de viagem Voucher sob a responsabilidade do Sr. José Moacir de Oliveira Jr, a qual já realizou outras diferentes missões.

Um pouco da programação realizada durante a Missão a Alemanha 2018.

Em 21 de abril 2018 às 12h30 – Embarque no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.


Em 21 de abril 2018 às 18h10 - Embarque no Aeroporto de Cumbica em São Paulo.


Em 23 de abril de 2018 – Visita à Feira de Hannover - Indústria 4.0.


Estar na Feira de Hannover, significa visitar em torno de 27 pavilhões com mais de 70 países presentes e, ao redor de 5000 expositores diz a reportagem da jornalista Barbara Bigarelli. O que se observou, fica difícil relatar em poucas palavras.

Porém, destacam-se alguns, pois não é possível sintetizar, os avanços tecnológicos que vão desde códigos de barras, rebites, softwares e aplicativos novos e mais eficientes, robôs de toda ordem, inclusive para simplificar a vida doméstica das famílias, máquinas com maior precisão, impressoras 3D.

A Indústria 4.0, apresentou novas soluções integradas com maior conectividade, visando eficiência, precisão e redução de custos.

O sistema de Correios da Alemanha possui 8 (oito) mil carros elétricos. Até o ano de 2020, não poderão usar mais combustível, somente carros elétricos.




Em 24 de abril de 2018 Universidade de Hannover – Leibniz

Na Universidade podemos conhecer os projetos de pesquisa que lá são desenvolvidos, especificamente relacionadas ao meio-ambiente. Estão fazendo pesquisa biométrica sobre o trigo em 220 tipos de sementes de trigos diferentes para conhecer qual a melhor produtividade.

Também vimos experiências que estão sendo realizadas com diferentes vegetais para vários países Africanos, entre outros, no intuito desses países poderem produzir com melhor qualidade, levando em consideração, clima, umidade e solo.


 

Visita à cidade de Hamburgo. Cidade belíssima com suas ruas, avenidas, praças e casas bem conservadas, revelando a cultura alemã.




Em 25 de abril de 2018 – Visita a fabrica de aviões - Air Bus 380 – maior avião do mundo.



Primeiramente, foi apresentada a empresa ao grupo visitante, através de vídeo institucional, revelando os principais aspectos de criatividade, trabalho de equipe entre outros. Após o grupo foi conhecer a linha de montagem e logística dos aviões A319, A320, A321 e A380. O A320 e A321 são fabricados totalmente em Hamburgo na Alemanha. O avião A380 está sendo fabricado por 4 países (Alemanha, França, Espanha e Inglaterra).

Este avião A380 comportará até 800 passageiros, medindo 73 metros de comprimento, 80m de envergadura e 24m de altura. O seu custo de venda será de 400 milhões de dólares. A fábrica possui 16 mil funcionários, sendo 12 mil efetivos. Os salários dos funcionários iniciantes é, em média, de 2 mil euros, sendo a dos engenheiros 7 a 8 mil euros e dos pilotos de testes 12 mil euros.

Em 26 de abril de 2018 – Visita a fábrica da Mercedes Benz em Bremen.



Na Mercedes Benz o grupo foi muito bem recebido pelo seu Diretor Técnico, que deu as boas vindas e, antes da visita a fábrica houve a apresentação do vídeo institucional mostrando todo o processo utilizado na fabricação.

O automóvel da Mercedes Bens é considerado o melhor carro fabricado na Alemanha. É o nº 1 em qualidade no mercado Japonês, com 50.000 vendas. A Mercedes fabrica 1.700 automóveis, dia e noite. Possuí 13 mil funcionários, trabalhando em três turnos.

Possuem programas de treinamento e educação. Todos os participantes dos treinamentos são aproveitados pela organização.


Em 27 de abril de 2018, visita às dependências da DEULA (Instituto Alemão de Tecnologia Agrícola) de Nienburg.




O Instituto é uma escola técnica e agrícola, verdadeira riqueza de ensinamentos nas áreas de eletrônica, mecânica, elétrica, mecatrônica e tecnológico que o Instituto desenvolve, com formação em técnico de mecânica industrial.

A escola não só atende alunos em sua comunidade, mas recebe alunos do mundo inteiro pela qualidade de formação, inclusive do Brasil que há anos está enviando jovens para receberam a formação nestas diferentes áreas. Suas salas de aula e os laboratórios são organizados de forma que os alunos recebem os ensinamentos teóricos e já ao lado, conseguem colocá-los em prática.

É um exemplo de uma boa prática de aprendizagem educativa. A escola possui espaço para aprendizagem de escavação do solo, simulações de plantio, lavração por possuírem 6 (seis) meses por ano de neve. No momento a DEULA está avaliando como melhor divulgar seu trabalho.


Em 27 de abril de 2018 visita à Prefeitura de Nienburg, sendo recebidos pelo Prefeito.




 

O Prefeito de Nienburg falou ao grupo sobre a estrutura e o funcionamento da prefeitura. O prefeito sem vinculação partidária. É prefeito desde o ano de 2006 e foi escolhido pelos 39 vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de Nienburg com apenas 6 partidos (SPD, CDI, Partido Verde, Esquerda, Livre e dois independentes). Nienburg possui 33 mil habitantes e, a prefeitura possui apenas 400 funcionários administrativos e técnicos.

A estrutura da Prefeitura é composta por Administração e Finanças, Segurança e Trânsito, Social, Educação e Creches, Obras, Construção e Viário. O prefeito diz que na cidade está havendo grande mudança cultural porque as mulheres com mais de 35 anos , que atuam no mercado de trabalho e tem filhos, necessitam de creches, após 6 meses de vida. Fora isto, Nienburg está recebendo grande número de refugiados com filhos.

Nesse sentido, precisa-se ampliar o número de creches para 1000 crianças, em tempo integral, para que as mulheres possam trabalhar tranquilas. Antes as crianças ficavam na creche até a 1h da tarde e voltavam para as suas famílias. Também, é necessário criar na cidade mais áreas de esportes e lazer e qualificar melhor os jovens através de políticas de incentivo para que eles permaneçam em Nienburg, porque eles preferem migrar para metrópoles a permanecer nas pequenas cidades.

As empresas e as fábricas estão buscando jovens melhor qualificados no mercado de trabalho para aumentar a produtividade. A prefeitura precisa estar ciente de que a cidade deve se preparar para oferecer melhores condições, no sentido de ser mais acolhedora, investindo na sua beleza para ser mais visitada. Atualmente tem um projeto em discussão na Câmara de vereadores para investir 70 milhões de euros na cidade.

Este projeto em andamento busca também uma melhor comunicação para dialogar mais com a população. A cultura muda a cada 15 anos e para isso precisa-se estar preparados com renovação constante.

A prefeitura possui somente funcionários concursados, não possuindo nem um Cargo em Comissão. Os vereadores trabalham 15 a 20 sessões mês e recebem 300 euros por mês. O funcionário inicial 1ª Missão da ADMRS a Alemanha 2018 recebe 2.500 euros e os mais qualificados 5 (cinco) mil euros. O orçamento da prefeitura é de 65 milhão de euro/ano, sendo até 22 milhões para gastar com pessoal.

Em 27 de abril de 2018, na parte da tarde, Seminário do Agronegócio - Dr Gerd Wesselmann.


O Seminário abordou sobre Agronegócio (Agrário e Agricultura) na Alemanha e no mundo e foi dividido em três pontos principais. Objetivos, estruturas e perspectivas.

A Alemanha em 1950, após a guerra, tinha dois objetivos: 1º. Alimentar a população, porque após a guerra só os agricultores tinham alimentos. Era preciso acabar com a fome e o 2º. Os produtores deveriam ter os mesmos salários que as outras pessoas porque iriam alimentar a população e assegurar a sustentação de alimentos. Atualmente a Alemanha possui 45 milhões de trabalhadores, 30 milhões de aposentados e 350 mil produtores. (Estes 350 mil produtores que devem alimentar 70 milhões de pessoas). Tem a necessidade de aumentar a produção.

Com a queda do muro veio a globalização e a Alemanha podia vender para todo o mundo. A partir daí surgiu o mercado mundial até hoje. De 300 mil produtores, 20 mil sozinhos podem interagir com outros grandes. A orientação é pela oferta e procura de acordo com o mercado mundial. Na Alemanha não vai se produzir mais tanto, mas melhor qualidade dos produtos regionais. No mundo temos cinco (5) regiões importantes para a agricultura: Em 1º lugar – Brasil e EEUU; 2º – Canadá e Argentina; 3º - Alemanha e França; 4º – Romênia e Polônia; 5º – China e Índia.

A produção do Brasil é grande no mercado mundial. Entretanto, falta para o Brasil estratégia de produção adequando ao mercado mundial. O Brasil deve traçar estratégias para facilitar o escoamento da produção. Pensar em estratégias maiores. Tem 8 (oito) mil Km para exportar para a Europa. Brasil perde de 10% a 30% da produção no transporte. Os Chineses são rápidos. O Brasil precisa traçar estratégias. Entre a produção e a venda tem toda a cadeia até chegar ao consumidor. O pagamento ao produtor é pouco. O sistema de transporte consome 30% ou mais.

Atualmente tem mudança na Estrutura do mercado pela internet – fonte de informação (celular).

Em 28 de abril de 2018 visita à cidade de Berlim por "trem bala", para conhecer a mobilidade entre as cidades.






Em 29 de abril de 2018 visita à cidade de Bremen




Em 29 de abril de 2018, na parte da noite encerramento da Missão com estrega dos certificados.


A 1ª Missão da ADM-RS foi um sucesso. Grande parte do sucesso se deveu a programação, a organização e a Deula Brasil e Alemanha. A ADMRS agradece a todos pela parceria e comprometimento.

 

ÚLTIMAS DO BLOG